Por: Luiz Sérgio Castardo
Os inícios de ano sugerem mudanças e exigem planejamento. No ano passado, nós empresários, tivemos a oportunidade de lidar com desafios que nos levaram a trabalhar ainda mais, para manter nossos negócios lucrativos. Neste ano, o trabalho não será menor, mas teremos a vantagem de poder planejar considerando todos os prós e contras de nossa política econômica.
Planejar o ano de forma flexível, considerando todos os fatores influenciadores conforme o ramo em que estamos inseridos, poderá ser uma excelente forma de nos precaver de surpresas. É necessário analisar o que pode dar errado, mas não planejar de forma retraída, somente nos defendendo de possíveis prejuízos. Pensar nos lucros futuros, com a consciência de que eles dependem do investimento efetuado, é necessário para calcular riscos e decidir até onde poderemos ir com ousadia em nossos negócios.
Planejar cientes da luta que nos aguarda em 2016, mas com foco na estabilidade e no crescimento de nossos negócios para médio e longo prazo, é importante para termos mais clareza quando as oportunidades aparecerem ao longo do caminho.
Devemos considerar que as atuais ideologias que sustentam o mercado devem ser valorizadas, mas não podemos simplesmente acatá-las. Na hora de nosso planejamento, precisamos estar alguns degraus à frente delas, para podermos analisá-las com uma certa distância, o que irá nos permitir recusar sua parte não funcional e absorver seus pontos de excelência.
Construir o sucesso de nossas empresas depende de muito empenho em nosso dia a dia, com formas próprias de agir. Não vamos esperar receitas de sucesso. Vamos analisar, trabalhar e encontrar um ponto estratégico no presente, que nos dê vantagens que possam diferenciar nossos negócios no futuro!
Bem-vindo 2016, vamos ao trabalho!
Luiz Sérgio Castardo, empresário do ramo calçadista, contador, presidente da ACIC Cianorte.