Tópicos
Informação e capacitação sobre diversos temas do mundo dos negócios fizeram parte de uma série de treinamentos oferecidos pelo Ponto de Atendimento.
Com o objetivo de sensibilizar os empresários para a importância de uma utilização consciente do tempo nos resultados de sua empresa Ponto de Atendimento ao Empreendedor realizou (03/09), o Workshop Gestão do Tempo. Com a metodologia (UI-NUI-UNI-NINI), o Consultor Francis Haime, levou os participantes a uma reflexão sobre a importância do uso do tempo, indicando recursos para melhor utilizá-lo a partir de definições de prioridades. Segundo o consultor, é necessário que os empresários compreendam que os resultados de sua empresa refletem sua capacidade de otimizar o tempo, percebendo que a correlação tempo/eficiência impactarão na lucratividade de seus negócios. Participaram do evento 34 profissionais de 22 empresas.
Dois encontros do Escute o especialista reuniu empresários para ouvir transmissão ao vivo abordando temas relacionados ao cotidiano das empresas. O primeiro teve a palestra do consultor Guilherme Krauss, que abordou o tema “Inovação e Criatividade”. Transmitida ao vivo pelo Sebrae de Curitiba (11/09), a palestra que fez parte do Escute o Especialista, chamou a atenção para o potencial criativo. Encerrado com um bate papo com o consultor do Sebrae, Claudio Moreda Galleti, o evento foi uma oportunidade para trocar experiências com empreendedores de sucesso.
O segundo encontro (25/09), teve a palestra “Inovação na Prática”, com o consultor Luiz Serafim, que ressaltou a importância da persistência na busca de uma inovação. Em sala, os 23 participantes ainda puderam tirar suas dúvidas e trocar experiências com a consultora do Sebrae, Tânia Mara Serra.
O Encontro Empresarial do Programa Sebrae Mulher abordou o tema “Tomada de Decisão” (17/09). A Oficina com a consultora Rosilene Ribeiro Colchon, reuniu 13 empresárias que tiveram a oportunidade de discutir seus estilos nas tomadas de decisão, além de ouvir dicas de como facilitar esse processo. “Um dos grandes diferencias de uma boa liderança é sua capacidade de tomar decisões que gerem resultados positivos para a empresa, seus colaboradores, e também para si enquanto empreendedor”, explicou a consultora.
Oficina realizada na ACIC reuniu 33 colaboradores da Fundação Hospitalar de Saúde de Cianorte (Santa Casa). A consultora Maressa Girado aplicou o método GTD de David Allen (teórico e prático). O GTD é um poderoso método para gerenciar compromissos, informações e comunicações. É um sistema de gestão inovador para a vida pessoal e profissional, criado pelo renomado consultor americano David Allen, o sistema fornece soluções concretas para transformar a correria diária a as incertezas, em um sistema integrado de produção sem estresse. Entre as principais informações abordadas estavam dicas de como não perder o foco, como não perder mais tempo e como ter disciplina para alcançar objetivos.
O evento Rodada de Negócios (24/10), coordenado pelo Consultor Francis Haime, atraiu 25 empresas, que puderam divulgar seus produtos e serviços entre si. Colocando frente a frente potenciais fornecedores com seus clientes, o evento acontece para encurtar distâncias e acelerar negociações, reunindo compradores e fornecedores em um local que facilite a promoção de negócios.
Gestores de diversos setores, se reuniram na ACIC (16 e 17/10), para falar sobre práticas de gestão para melhorar o desempenho profissional. Durante o encontro foram abordados temas como o autoconhecimento, inteligência emocional, visão sistêmica, comunicação assertiva, compreensão de gerações e hábitos saudáveis de um líder.
A técnica de Negociação Ganha Ganha, foi o tema abordado (22/10), pela consultora Tânia Mara Serra, no encontro com 13 empresárias que participam do Programa Sebrae Mulher. A técnica consiste em práticas de negociação baseadas no ‘ganhar’ entre os dois lados, para que as relações no mundo dos negócios se tornem duradouras e boas para os dois lados.
Oficina Visual de loja e vitrine com Paula Polizeli, reuniu participantes do Programa Varejo Mais em Ação (25 e 26/09). Foram abordados temas relacionados a vitrine (arrumação adequada para o comércio); arrumação do layout interno da loja (adequação e modernização); Iluminação da vitrine e da loja como um todo; cores para o ambiente interno da loja (pintura interna) para valorizar e destacar os produtos que estão à venda; cartazes para promoção interna da loja; promoções e bancas de promoções. Durante os dois dias do evento, foram realizadas ainda consultorias individuais nas empresas participantes.