A iniciativa, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em parceria com a Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, busca preparar a cidade para o futuro com inovação, inteligência, planejamento e desenvolvimento, elevando-a ao mesmo nível das cidades mais modernas e desenvolvidas do mundo.
O ano referência escolhido para colher os frutos do Projeto será 2053, quando Cianorte irá completar 100 anos, até lá, no que depender da iniciativa do poder público e da sociedade civil organizada do município, a cidade será uma referência de desenvolvimento econômico para sua região. “Esse é um projeto audacioso que visa planejar o desenvolvimento de Cianorte para os próximos 30 anos, propondo um modelo de gestão que garanta que projetos de interesse da sociedade civil organizada sejam estruturados e tenham continuidade no médio e longo prazo”, explica o presidente da ACIC, Nivaldo Rodrigues de Souza.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Valtemar Sartorelli, o prazo de execução do projeto é de 18 meses. As duas primeiras fases foram custeadas pelo Sebrae e ACIC, a partir de janeiro de 2022, a prefeitura passa a custear o projeto por meio de recurso que já foi inserido na Lei Orçamentária de 2022.
Para refletir e adquirir conhecimento para iniciar o processo de pensar Cianorte para o futuro, durante lançamento do Projeto foi realizada palestra com o consultor Carlos Piazza, Darwinista Digital e fundador da CPC, uma empresa focada em negócios digitais, disrupção, aceleração digital e seus impactos na sociedade.
Além do presidente e diretores da ACIC, estiveram presentes o prefeito, Marco Franzato, acompanhado do vice, João Alexandre Teixeira; o secretário do Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes; o deputado estadual, Jonas Guimarães, entre outras autoridades e empresários locais.