Em datas comemorativas compras são motivadas por promoções, segundo clientes.
Pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), previu um crescimento de 1% sobre as vendas para o Dia dos Pais (com relação ao mesmo período do ano passado), que movimentou principalmente os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria. No entanto, o crescimento das vendas na região, com relação ao último trimestre de 2014, deve ter percentual estimado de mais de 50%, com a compra dos presentes para o Dia dos Pais. Em Cianorte, impulsionado pela “Promoção ACIC 51 Anos – 51 Prêmios”, o aumento de vendas antecedendo datas comemorativas, também é esperado para o Dia das Crianças e o Natal.
Quando vão comprar
Já outra pesquisa realizada pelo Instituto Methodus, divulgada pelo Sindilojas de Porto Alegre, explica que os clientes deixam suas compras de presentes, para próximo das datas comemorativas. A semana anterior ao Dia dos Pais e a véspera da data, por exemplo, foram os períodos apontados para concentrar a compra dos presentes por 47% e 23,4% dos consumidores, respectivamente. Somente 16,2% do total disseram que compram os presentes com até duas semanas de antecedência.
Motivadores para as Compras
Entre os motivadores para as compras, apontados pelos consumidores estão: a proximidade da data; as propagandas veiculadas nos meios de comunicação; a decoração das lojas e as promoções. Para o empresário Luiz Sérgio Castardo, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, o item promoção é decisivo. “Temos como exemplo a promoção “Acic 51 anos, 51 prêmios”, que além de ser amplamente divulgada na mídia, tem o apelo das datas comemorativas e vai sortear prêmios valiosos, como os 7 carros 0 km, um já para comemorar o Dia dos Pais”, explica Castardo, afirmando a importância dos empresários prestarem atenção às tendências de seus clientes.