Ação entre Amigos, apoiada pelo atleta do vôlei brasileiro, Giba, visa levantar fundos para a Santa Casa de Cianorte, sorteando um automóvel 0 km, pela Loteria Federal.
A presidente da FHISA (Fundação Hospitalar Intermunicipal de Saúde – Santa Casa), Maria Laura Neme, apresentou Ação entre Amigos em reunião (22/10) e pediu apoio de instituições da sociedade civil organizada de Cianorte. Durante evento também foi discutida a atual situação burocrática e financeira da instituição.
De acordo com Laura Neme, o carro sorteado é fruto de uma doação recém recebida da senhora Zoraide Guimarães, que teve a atitude sensibilizada com os esforços de todos, no sentido de melhorar a infraestrutura da entidade de saúde. Doando o valor de R$20 reais, o colaborador recebe um cupom com 4 números para concorrer a um Celta 0 km. O número ganhador será o 1º prêmio da Loteria Federal, conforme sorteio do dia 20 de dezembro de 2014. Os cupons estão disponíveis na Avenorte, Supermercados Planalto, Grupo Beeight, Serallê Calçados, ACIC Cianorte, ProArt, Ciapetro, Gráfica Igapó, Lojas Blaszak, Extinorte, Roccão Turbinas, FZ Comunicação, Asamoda Shopping, Nefro Clínica, Lojas Maçônicas e Rotarys Clubes. “Nossa administração é transparente e convido a todos para verem o que está sendo feito na Santa Casa. Se estamos pedindo a ajuda da sociedade é porque precisamos cumprir nossos compromissos”, explicou a presidente da Santa Casa.
Municípios Serão chamados
Durante a reunião onde foi apresentada a Ação entre Amigos da Santa Casa, foram levantadas as questões referentes aos repasses de recursos dos municípios da região que são atendidos pela instituição. As despesas somadas são superiores a R$ 1 milhão, para atender a população das 11 cidades que compõe a Amenorte (Associação dos Municípios do Meio Noroeste). Muitos destes municípios fazem um repasse que não condiz com o custo do serviço prestado. A situação já foi anteriormente levantada, mas deverá ser rediscutida em reunião com os prefeitos da região, para que se conscientizem e regularizem seus repasses de acordo com os atendimentos. “Se os atendimentos fossem somente para Cianorte, estaria tudo certo. Os demais municípios fazem repasses muito abaixo dos custos dos atendimentos prestados, e isto está causando um déficit nas contas da Santa Casa”, analisou o presidente da Acic Cianorte, Luiz Sérgio Castardo, que participa do Conselho Fiscal da FHISA.
O vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, José Claudiney Rocco, também membro do Conselho Fiscal da Santa Casa, mencionou que novas dívidas, como as de pagamento de impostos anteriores ao ano de 2009, que estão sendo acertados, dificultam a regularização da situação financeira da instituição. “Se o movimento Abrace a Santa Casa tivesse ‘assumido’ a instituição sem dívidas, hoje ela estaria em uma situação confortável, graças às doações de empresários”, disse, confirmando que hoje a Santa Casa tem uma administração transparente, com informações claras e precisas.