Conselho de Desenvolvimento é Reativado em Cianorte • ACIC Cianorte

Conselho de Desenvolvimento é Reativado em Cianorte

DSC 0083

DSC 0083

DSC_0083

Evento de reativação aconteceu na ACIC. A missão do CODESC é participar do planejamento para o desenvolvimento de Cianorte a curto, médio e longo prazo.

“Não nos conformamos em ser somente expectadores da história, vamos fazer parte dela”, disse o presidente da ACIC, Luiz Sérgio Castardo, na abertura do evento que reuniu entidades da sociedade civil organizada, com a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (05/11), na sede da ACIC, para a reativação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Cianorte – CODESC, fundado na década de 90, por iniciativa da instituição. O evento trouxe palestra com o presidente do CODEM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, Edson Luiz Cardoso Pereira.

Conselho, que já conta com representantes de diversas entidades de classe e clubes de serviço, além do apoio de 2 universidades, permanecerá com os objetivos iniciais de ser porta-voz dos anseios da sociedade cianortense; e por meio de fóruns de debates, pretende auxiliar o município a estabelecer prioridades, promovendo iniciativas de interesse comum para o seu desenvolvimento. Outro objetivo será exercer ação política junto aos poderes Municipal, Estadual e Federal, e direcionar o planejamento futuro de Cianorte. “Nosso objetivo não é discutir problemas imediatos, mas pensar o futuro de Cianorte, nos preparar para estar sempre à frente, servindo de modelo de desenvolvimento planejado. Acreditamos que não existe força maior, do que a força somada!”, declarou Sérgio Castardo.

Já o vice-presidente da Acic, Venerável Mestre da Loja Maçônica Filhos Do Pelicano, José Claudiney Rocco, que no evento representou a Sociedade Civil Organizada de Cianorte, convidou os presentes à se livrarem de pré-julgamentos de que a ousada iniciativa do CODESC é impossível. “Planejar, projetar, ousar atingir níveis sociais e econômicos de excelência, não é nenhuma loucura se estivermos inseridos em um ambiente estimulante e favorável como é o CODESC… então vamos deixar os julgamentos de lado e construir a Cianorte que queremos. Julgadores de plantão: querendo ou não, o CODESC já é uma realidade”, enfatizou Rocco.

O Deputado Jonas Guimarães, também presente ao evento, aconselhou que os envolvidos trabalhem em conjunto com os poderes constituídos, para que se possa alcançar os objetivos de desenvolvimento propostos. “A iniciativa de reativar o Conselho de Desenvolvimento de Cianorte é muito válida, mas temos que tomar o cuidado de não se criar um poder paralelo. É preciso trabalhar junto”, disse o deputado.

Durante o evento, aconteceu ainda uma palestra elucidativa sobre a dinâmica de trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá – CODEM, proferida por seu presidente Édson Luiz Cardoso Pereira, que veio a Cianorte a convite, acompanhado do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá – ACIM, Marco Tadeu Barbosa. Além da palestra, foi valorizada a história do CODESC em Cianorte, com uma homenagem ao seu fundador na década de 90, José Eduardo Loureiro do Amaral.

Também no evento foi apresentada a comissão executiva de reativação do CODESC de Cianorte, composta pelo empresário João Testa, pelo Presidente da ACIC, Luiz Sérgio Castardo; pelo Venerável Mestre da Loja Maçonica Filhos do Pelicano, José Claudiney Rocco; pela Agente do P.A do Sebrae em Cianorte, Cléo Santos; pelo representante da UEM, professor Alessandro Rocha; pelo representante da UNIPAR, professor Marcelo Rodrigues; pelo representante da Fafipa/ Unespar, professor Rangel Max Lima Vidal; pelo empresário Marcelo Zuin; pelo presidente do Observatório Social, André Brianese; e pela Gerente Executiva da ACIC, Cristiane Girardi.

O evento de reativação marcou oficialmente a retomada dos trabalhos do CODESC, com a força da sociedade civil organizada de Cianorte e o apoio da Universidade Estadual de Maringá – UEM e da Universidade Paranaense – UNIPAR.

SOBRE O CODESC

O CODESC, órgão de caráter deliberativo e consultivo, tem como pilares na sua plataforma de ação: Vestuário; Indústria; Serviços; Agricultura e Agronegócio; Comércio; Qualidade de Vida, Lazer e Urbanismo; Comércio Exterior; Saúde; Segurança; Educação; Inovação e Tecnologia.

De acordo com os pilares citados, tem como finalidade propor e fazer executar política de desenvolvimento econômico, com os seguintes objetivos: estabelecer diretrizes com vistas às geração de emprego e desenvolvimento econômico e social do Município; criar, no âmbito de sua competência e com recursos disponíveis, programas de interesse da economia local; identificar problemas e buscar soluções para a geração de emprego, fortalecimento da economia e atração de investimentos; firmar convênios, acordos, termos de cooperação, ajustes e contratos com instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais; contratar serviços de instituições ou de profissionais no âmbito privado ou público, para atender quando necessário seus objetivos; instituir Câmaras técnicas, para realização de estudos, pareceres e análises de matérias específicas, objetivando subsidiar suas decisões; promover fóruns, seminários ou reuniões especializadas, com intuito de ouvir a comunidade sobre os temas de sua competência, quando for necessário, conforme deliberação da diretoria; identificar e divulgar as potencialidades econômicas do Município, bem como desenvolver diretrizes para a atração de investimentos; formular diretrizes para o estabelecimento de uma política de incentivo fiscais, tributários, entre outros, visando atrair novos investidores, além da expansão e consolidação dos existentes; divulgar as empresas e produtos do Município, objetivando a abertura e conquista de novos mercados; criar um sistema de informações, para orientar a tomada de decisões e avaliação das políticas de desenvolvimento econômico do Município.

Entre as conquistas do CODESC na década de 90, quando o Conselho teve uma importante participação junto à sociedade cianortense, está a autorização conseguida junto ao Ministério de Orçamento da União, por meio da Secretaria de Patrimônio da União, para o uso dos Armazéns do IBC, localizados no Parque Industrial de Cianorte, onde foi implantado o Centro Industrial, resultado de esforço conjunto com a prefeitura do município.

Compartilhar