Por: Luiz Sérgio Castardo
No primeiro dia de dezembro, o Yahoo publicou uma retrospectiva elencando os assuntos mais pesquisados no ano de 2015, um ano em que se ouviu falar tanto em retração da economia brasileira, e o assunto mais pesquisado pelo público foi o BBB15, que aparece em primeiro lugar, seguido da cotação do dólar, Enem e nomes de personalidades. O fato nos dá um indicativo sobre o comportamento dos nossos pretendidos clientes, e nos parece que eles não estão querendo falar em crise. Se nós empresários queremos esses clientes no nosso time, devemos jogar o jogo deles.
Vimos ao longo de 2015, a classe empresarial se debater diariamente falando exaustivamente sobre uma possível piora crescente na economia brasileira, com previsões e discursos nada otimistas. Alertamos algumas vezes que o empresário deveria focar suas energias em buscar alternativas, e não perder tempo criando uma atmosfera pessimista em torno de seus negócios. Clientes são atraídos por assuntos que os deixam felizes, como promoções e entretenimento.
Dados do setor de Alvarás do município de Cianorte mostram que de 01 de janeiro até 04 de dezembro de 2015, enquanto 507 empresas fecharam, outras 677 abriram suas portas, ou seja, cerca de 33% a mais de empresas que estão vendo oportunidades. Não devemos deixar de olhar para as dificuldades enfrentadas pelo nosso país, mas nossa atitude empresarial não nos permite gastar nosso precioso tempo com lamentações.
Avaliando o ano que está acabando, devemos tomar como lição, que quem esperou para ver o quanto iria piorar, e que, comparando ao futebol, resolveu jogar na retranca, ficou na mesma ou fechou as portas. Já quem resolveu enfrentar a situação adversa e partir para o ataque, permaneceu e avançou, mostrando que, este foi sim um ano possível para os que continuaram investindo no treinamento de suas equipes, e no valor que pode ser extraído das pessoas.
À todos um Natal de oportunidades e reflexão sobre as atitudes positivas que nós deveremos adotar em 2016, caso nossa pretensão seja virar o jogo da economia!
Luiz Sérgio Castardo, empresário do ramo calçadista, contador, presidente da ACIC Cianorte.