Aqui na ACIC você fica sabendo primeiro! Cacinor realiza AGO, revela as metas para 2024 e apresenta o Protocolo de Intenções para as Eleições 2024 • ACIC Cianorte

Aqui na ACIC você fica sabendo primeiro! Cacinor realiza AGO, revela as metas para 2024 e apresenta o Protocolo de Intenções para as Eleições 2024 2

A Cacinor – Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Norte e Noroeste do Paraná realizou a sua 20a Assembleia Geral Ordinária (AGO) para a prestação de contas e apresentação do balanço patrimonial do último ano. A assembleia reuniu diretores e membros da coordenadoria e também das associações comerciais na noite de quinta-feira (23).

A demonstração do resultado do Exercício 2023 foi apresentada pelo contador Celso Daniel Alves. O presidente da Cacinor, Henrique Santos, esteve presente e parabenizou o trabalho de contabilidade feito com rigor e seriedade pela equipe técnica da Cacinor.

O evento serviu também para apresentar o plano de Metas 2024 e o Protocolo de Intenções para as Eleições 2024. Para a diretora executiva Denise Bonácio, são documentos importantes pois norteiam os trabalhos do ano vigente e têm caráter orientador para as associações comerciais das regiões atendidas pela Cacinor.

Dentre as metas da Cacinor, destacam-se a continuidade do projeto Caderno de Eventos Regionais, que em 2023 proporcionou 15 eventos de associações comerciais.

Outra meta importante é manter os projetos em parceria com a Fomento Paraná, via Governo do Estado, com a intenção de impulsionar o desenvolvimento econômico e social das regiões da Cacinor. “Queremos expandir as possibilidade do Fomento Paraná para mais municípios, via associações comerciais e empresariais”, disse Denise.

Outro programa que será alavancado é o Empreender – Unir para Crescer, totalizando pelo menos seis municípios estratégicos que corresponderão a 106 núcleos de atividades. “Por meio do projeto Trilha Comercial, também pretendemos profissionalizar mais o setor comercial das associações comerciais, para que possamos otimizar a transferência de recursos através de estratégia e integração”, revelou a diretora da Cacinor.

Denise citou ainda outros projetos que já estão em desenvolvimento ou que acontecerão no decorrer deste ano, entre eles: Noroeste em Desenvolvimento; Missão Empresarial Foz do Iguaçu; Programa de Certificação Desenvolvimento Regional – Edição Mulheres Empreendedoras e Edição Jovens Empreendedores; Programa Boa Gestão do Bureau de Crédito; e capacitações em geral de executivos e colaboradores via Conselho Permanente de Executivos do Norte e Noroeste do Paraná (Copen).

Compromisso e cobrança
Já característico da Cacinor, foi apresentado e disponibilizado o Protocolo de Intenções para as Eleições 2024 aos presidentes das associações comerciais e empresariais assistidas pela coordenadoria. O documento evidencia a força da livre iniciativa em cada município, representada por associações comerciais organizadas e atuantes naquela localidade.

Os compromissos requisitados no Protocolo de Intenções para as Eleições 2024 serão encaminhados aos futuros candidatos a prefeito (a) e vereador (a) que disputarão cargos no pleito municipal. Dentre os pedidos, estão:

1-Manter diálogo constante com a classe empresarial;
2-Criar um Conselho de Desenvolvimento Econômico no município;
3-Realizar indicações técnicas para secretarias, autarquias ou instituições públicas municipais estratégicas como Fazenda, Indústria e Comércio, Educação, Saúde;
4-Realizar pesquisas periódicas, com o apoio da Associação Comercial, para identificar problemáticas em diferentes regiões da cidade;
5-Viabilizar a implantação de sistemas integrados com vistas a desburocratizar empresas;
6-​​Captação de investidores para o município com o foco na geração de tributos e empregos;
7-Fomentar o turismo local por meio de projetos estratégicos e campanhas comerciais;
8-Criar mecanismos de apoio nas ações das Sociedades de Garantias de Crédito, facilitando de fato o acesso ao crédito dos empresários;
9-Coibir/regulamentar a instalação de feiras itinerantes visando defender o comércio local;
10-Promoção e incentivo ao Programa Compra Noroeste;
11-Implantação da Secretária de Indústria e Comércio no município;
12-Realizar a gestão e manutenção do estacionamento rotativo no município, com vistas a contribuir para a mobilidade urbana;
13-Viabilizar o aumento do efetivo de policiais no município;
14-Inserção da disciplina de empreendedorismo na rede pública municipal;
15-Viabilizar a instalação da Guarda Municipal para o município;
16-Promover o fomento da produção artística e cultural local.

Fonte: Assessoria da CACINOR