jovens
Por: Marcelo Zuin
A população jovem é a mais exigente e sedenta de novidades. Podemos considerar como jovens as pessoas até 25 anos de idade, porém com a expectativa de vida ampliada, podemos considerar até os 35 anos. É fato que as pessoas querem permanecer jovens por mais tempo, por isso do uso de cosméticos rejuvenescedores, a preocupação com o corpo e a saúde, a participação em eventos direcionados, baladas, filhos cada vez mais tarde, todos querem estender essa fase da vida, e relembrar depois, como uma etapa maravilhosa de experiências.
Esse público representa um potencial de consumo em constante evolução. Mas o jovem tem suas características próprias e precisam ser entendidas pelas empresas, afim de realizar ações que vão de encontro com as expectativas deles gerando mais vendas. Confira 10 pontos que precisam ser observados:
1. Redes Sociais: os diversos canais de comunicação atuais como Facebook, Twitter, Linked In, Google +, além do e-mail e Messenger, são meios que não podem ser dispensados, porque grande parte dos jovens usam todos ao mesmo tempo. – Explore esses meios de comunicação que além de gratuitos têm muita aceitação pelo jovem.
2. Novidade: tem sede do “novo”, querem a mesma coisa mas com um toque a mais, não gostam de “mesmice”, são flexíveis a mudança. – Um produto novo precisa ser bem comunicado para ser aceito.
3. Moda: são muito temporais, querem o que está no auge. Tem bom gosto, são exigentes e são antenados em tudo que está ou não em evidência. – Fuja apenas do convencional e entre em uma nova fase de sua empresa, rejuvenesça, atualize.
4. Tecnologia: antes mesmo do mercado informar o lançamento de um novo aplicativo ou aparelho de celular, já está sabendo o que ele trará de diferencial. -O celular é um desses meios de comunicação cada vez mais usado e renovado, como smartphone, tablet, que contam com aplicativos que permitem várias funções: câmera fotográfica, filmadora, telefone celular, internet, editor de textos, bate papo, enfim.
5. Marca: jovens são fiéis a uma marca desde que ela continue sendo “viva”, divulgada; e infiéis quando param de notá-la, ou seja, sai da mídia, é esquecida. – A marca de uma empresa tem que ser notória e com um conceito de valor agregado e perceptível.
6. Marketing: uma palavra com mil significados, onde o jovem usa nas rodas de conversa, tanto para tratar de marketing pessoal quanto de um produto que está na mídia. Um marketing bem trabalhado gera visibilidade a sua marca. – Trace estratégias de marketing e capte as oportunidades desse mercado.
7. Independência: são independentes financeiramente e desde muito cedo já começam a pensar no seu futuro, e na forma de não dependerem somente do dinheiro dos pais. – Promoções bem trabalhadas e criativas não focadas apenas em preço, estão em alta.
8. Estudos: querem estudar faculdade, pós graduação, idiomas, aulas de música e arte, esportes, e sonham com especializações para melhorar seu curriculum e consequentemente sua renda, objetivando realização profissional. – Trabalhe com a inteligência emocional da sua equipe, vendendo sonhos além de produtos para que ela esteja pronta para receber esse cliente jovem.
9. Design: tudo que é bonito é valorizado por todos, mas algo que o jovem tem de muito bom é apreciar o que é diferente em termos de formatos, cores, construções, comunicação visual. – É importante trabalhar a imagem do seu produto, da sua empresa com diferenciais e com criatividade.
10. Informação: sedentos de mais e mais informações, o jovem faz milhares de tarefas ao mesmo tempo, e no meio desse contingente de informações, é hora de trabalhar de modo a chamar a atenção para alguns temas importantes: educação, sustentabilidade, violência, vícios, meio ambiente, família, entre outros. – As empresas podem trabalhar melhor esses temas visando uma preocupação com o ambiente em que vivemos.
Ao saber dessas informações, as empresas precisam se adequar a esse público e refletir. O que minha empresa tem feito para atrair o público jovem?
Marcelo Zuin
Diretor Administrativo do Dia a Dia Supermercados
Presidente do Conselho do Jovem Empreendedor