Jovens empresários se mobilizam em todo o Brasil contra a alta carga tributária.
Conselho do Jovem Empresário de Cianorte (CONJOVE), ligado à ACIC, apoiou a 12ª edição do Feirão do Imposto, realizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), que aconteceu no dia 13 de setembro em mais de 100 cidades, em 19 estados brasileiros. Além de orientar e alertar a população sobre a alta carga tributária que incide em diversos produtos e serviços que integram o dia a dia do brasileiro, o Feirão do Imposto pretende cobrar a aplicação efetiva e transparente dos tributos e a desoneração da educação.
Parceiro do evento, o CONJOVE Cianorte participou fazendo a conscientização por meio da divulgação em redes sociais, informando de forma transparente acerca da alta carga de impostos pagos sobre os serviços e bens de consumo.De acordo com o presidente do CONJOVE, Luciano Oliveira, a meta é sensibilizar o poder público federal, estadual e municipal, além de parlamentares do Congresso Nacional, para que apreciem com urgência medidas voltadas a amenizar e simplificar o sistema tributário brasileiro, que é um dos mais altos do mundo.
Dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), explicam que em serviços públicos, como é o caso da conta de água, o brasileiro paga 24,02% de impostos, enquanto na conta de luz o valor é bem mais alto, 48,28%. Já na gasolina o valor em tributos chega a 53,03% e no gás de cozinha é de 34,04%. Nos itens de alimentação, a carga tributária pode chegar a 17,24% no arroz e feijão, 22,79% para o óleo de cozinha e 30,60% no açúcar. “A maioria dos brasileiros não têm consciência de que paga impostos sobre todos os produtos e serviços que consome em seu dia a dia. A iniciativa também tem a proposta de chamar a atenção da população para o que se recebe como contrapartida do pagamento de tantos impostos”, explicou Oliveira.
O Feirão do Imposto é um projeto legitimamente dos jovens empreendedores e empresários do Brasil, lidados a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE).
Com informações do CONAJE