Reunião define parceria entre as duas entidades, que deverá fortalecer os trabalhos do Conselho de Segurança no município.
Conselho de Segurança agora tem endereço fixo em Cianorte. Passando a funcionar em espaço cedido dentro da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (Av. Santa Catarina, 683), o Conselho deverá intensificar suas ações voltadas para a prevenção relacionada à Segurança Pública.
A parceria foi definida na última terça-feira (14) quando diretores da Associação Comercial e Industrial de Cianorte e membros do Conselho Municipal de Segurança estiveram reunidos para apresentar as necessidades e possibilidades de cooperação entre as duas entidades. “Somos um órgão cooperador, aproximador, reivindicador e representativo da comunidade junto às autoridades da área de segurança pública. Nós vamos estar de olho em tudo que envolve segurança”, disse o presidente do Conselho, Wanderley de Paula Barbosa, agradecendo o espaço cedido pela Acic Cianorte.
O Conselho, que estava sem sede própria, foi criado em 1984, para pressionar as autoridades a combaterem com mais ênfase uma onda de sequestros que assustava a região. Desde então, nunca parou de trabalhar e passou a auxiliar indiretamente, no combate e na prevenção de muitos crimes, principalmente através da destinação de recursos, que melhoraram a infraestrutura das forças policiais, atuantes na segurança no município. “Este Conselho desenvolve um trabalho de extrema utilidade para a sociedade, mesmo isso não sendo valorizado, ele cumpre seu papel aproximando e promovendo a integração entre a polícia e a comunidade”, elogiou o presidente da Acic Cianorte, José Claudiney Rocco, que também é vice-presidente do Conselho de Segurança.
AÇÕES
Uma das primeiras ações da nova diretoria que assumiu o Conselho de Segurança em julho deste ano, foi solicitar a avaliação técnica dos terrenos destinados à construção do Batalhão de Polícia Militar (PM) de Cianorte e da Subdivisão de Polícia Civil, que inclui o Instituto Médico Legal. “Este é um grande passo para a construção do Batalhão da PM e da Subdivisão da Polícia Civil”, explicou Wanderley Barbosa.
A visita técnica aconteceu na tarde de ontem, um mês após a Audiência Pública que contou com a presença do secretário de estado de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, que anunciou as instalações dos órgãos.
Durante a visita duas opções de terrenos foram avaliadas pelo engenheiro Octavio Dias Júnior, do setor de Arquitetura e Engenharia da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), um na Avenida Ceará, nas proximidades da Praça Olímpica, e outro nos fundos da atual 3ª Companhia da PM, entre a Avenida América e o prolongamento da Avenida Leopoldina, e segundo o engenheiro, os dois terrenos atendem as necessidades. As duas opções serão apresentadas a uma comissão da SESP, que emitirá o parecer.