Evento de inauguração, que aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (07/06), contou com a presença de autoridades regionais e de Vinícius Farah Junior, premiado gestor público, ex-prefeito de Três Rios (RJ). Palestra de Farah ressaltou papel dos pequenos negócios no desenvolvimento dos municípios. Sendo uma parceria entre Sebrae/PR, ACIC, Prefeitura de Cianorte e Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte), o Escritório de Articulação deverá fomentar as estratégias de atuação e ampliação de parcerias na região.
O espaço será outra fonte de atendimento do Sebrae/PR na região, que já conta com Sala do Empreendedor e Ponto de Atendimento. O Gerente da Regional Noroeste do Sebrae, Luiz Carlos da Silva, lembrou a história de aproximação de Cianorte com a entidade e falou sobre a importância das parcerias em prol do desenvolvimento da região. “Embora o Escritório de Articulação esteja em Cianorte, a atuação será regional para que o desenvolvimento que existe aqui, possa também ser expandido para as cidades vizinhas. Não adianta termos um oásis de prosperidade em um deserto de pobreza”, exemplificou Silva.
Para o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, João Carlos Testa, o Escritório é mais um sonho concretizado. “Hoje nós temos um Ponto de Atendimento ao Empreendedor que é um exemplo na nossa região, porque lá atrás nós trabalhamos para trazê-lo em parceria com a prefeitura. O mesmo sucesso do P.A é o que esperamos para o Escritório de Articulação, que com certeza irá trazer soluções para o desenvolvimento da nossa região”.
O superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, agradeceu a receptividade dos parceiros e elogiou o município de Cianorte e o empreendedorismo do setor empresarial, em seguida explicou a logística dos Escritórios de Articulação, que funcionam para atender as regiões onde são instalados, conforme características empreendedoras locais. “Este é o 4º Escritório de Articulação, de 6 que serão instalados no Paraná. Temos um funcionário que vai morar em Cianorte, viver o cotidiano dos empresários dessa região e identificar as demandas. Nosso papel aqui será atender empresários que querem transformar para melhor, a realidade local”.
O Escritório atenderá as 12 cidades que compõem a Amenorte: Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste. O Prefeito de Cianorte e Presidente da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná, Claudemir Romero Bongiorno, falou em especial aos prefeitos que compõem a Amenorte e mencionou o importante papel deles para que a região alcance o desenvolvimento necessário. O prefeito citou dados sobre Cianorte, que é o município polo da região e ocupa posições como a de 38ª melhor pequena cidade do Brasil para se envelhecer, 9ª melhor cidade do sul e 3ª melhor cidade do Paraná para se viver. “Nós demoramos para sermos vistos! O que mais a gente precisa? Temos maior arrecadação do que outras cidades próximas, maiores do que nosso município. Não somos notícia negativa, somos exemplo de solução para o Paraná e para o Brasil. Hoje, estamos com o nosso ‘chão de fábrica’ pronto, aguardando somente a retomada do crescimento do Brasil, que vai acontecer a qualquer momento, e quando acontecer já vamos sair na frente, porque já estamos preparados”, disse o Prefeito.
Encerrando as falas das autoridades, o Deputado Estadual, Jonas Guimarães, pediu o envolvimento dos Prefeitos dos municípios que compõem a Amenorte, para que todos contribuam com as futuras conquistas da microrregião. “Cianorte é uma referência que representa toda a região da Amenorte. Aqui temos um ótimo trabalho do poder público e das entidades como a ACIC e o Sebrae. Estamos preparados para retomar o crescimento. É aqui que os prefeitos da região devem buscar apoio e parcerias para seu desenvolvimento, por meio da Amenorte”, disse o Deputado.
O Escritório de Articulação está localizado na ACIC (Avenida Santa Catarina, 683), e funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os telefones de contato são: (44) 3631-1550 / 3619-1124.
Palestra Ressaltou Papel dos Pequenos Negócios no Desenvolvimento dos Municípios
A primeira ação do Escritório de Articulação, aconteceu na sequência da inauguração do espaço, e foi voltada ao fomento do empreendedorismo na gestão pública regional. Durante palestra com o tema ‘Papel dos Pequenos Negócios no Desenvolvimento dos Municípios’, o palestrante, ex-Prefeito de Três Rios, Vinicius de Medeiros Farah, falou sobre as oportunidades e responsabilidades dos governos locais no desafio do desenvolvimento e a importância da parceria com a indústria e comércio neste processo.
Vinicius Farah foi prefeito do município de Três Rios por dois mandatos consecutivos (2009/2016), e teve sua gestão empreendedora à frente do município destacada nacionalmente. Foi vencedor de duas edições do Prêmio Nacional Prefeito Empreendedor, na categoria Melhor Projeto, em 2012 e 2014. Também venceu as três últimas edições do ‘Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor do Estado do Rio de Janeiro’, em 2012, 2014 e 2016. “Quando assumi o município, em 2009, meu orçamento era de R$ 85 milhões. Três anos depois, já passava de R$ 200 milhões, e em 2016, já era de R$ 260 milhões. Essa proporção, de um crescimento de 250%, não existe em nenhum município”, pontuou.
O segredo do sucesso ele contou aos presentes: “Fiz o óbvio: criei o ambiente favorável aos negócios no meu município, com leis de incentivo, coloquei uma pasta debaixo do braço e fui mostrar isso para as empresas, nessa ordem: médias, micro e pequenas, grandes e empreendedor individual. Criei um círculo virtuoso: as empresas vieram, a arrecadação aumentou e nós mudamos a história do nosso município diversificando a economia”, disse Farah, enfatizando o importante papel do Sebrae neste processo. “Eu já conhecia muitas soluções do Sebrae e fui adequando a minha gestão com os conhecimentos que adquiria. Foi o conhecimento que me permitiu reunir uma equipe técnica competente, que foi crucial no processo de inovação do município”.
Segundo o palestrante, se o gestor público não for empreendedor, ele não vai mudar a vida das pessoas. “Entrei na política para mudar a vida das pessoas. É tudo muito lindo dizer que vai ser o prefeito da educação, o prefeito da saúde, mas nenhum prefeito vai ter sucesso, se não tiver primeiro um ótimo projeto de políticas públicas de desenvolvimento econômico e depois, dinheiro para realizar”, mencionou Farah, completando que o prefeito deve ser um ‘vendedor das potencialidades de seu município’, já que esta é, em sua concepção, a forma legítima de se atrair investimentos da inciativa privada e parcerias do setor público, para gerar riquezas e desenvolvimento.