O Poder do Otimismo • ACIC Cianorte

O Poder do Otimismo

otimismo

otimismo

O Poder do Otimismo 1

Por: Luiz Sérgio Castardo

Nosso tempo gasto em procurar problemas é o mesmo tempo que pode ser aplicado a encontrar soluções. De maneira geral, temos pouco controle sobre a maneira como a economia e a política influenciam nossas vidas, mas podemos escolher, enquanto todos estão reclamando, trabalhar positivamente e nos diferenciar do concorrente.

A falta de perspectiva e de confiança pode nos impedir de inovar e frear nosso crescimento por medo de arriscar. Quando o empresário não pensa em soluções, ele elimina as novas possibilidades e atrai os problemas. Amplificar uma suposta crise faz com que o mercado e os consumidores entrem em estado de alerta, parando suas ‘atividades’ normais: vender e comprar.

É necessário verificar se em nosso discurso diário não estamos eliminando nossas chances de pensar com otimismo em novas possibilidades de mudanças, que possam aprimorar alguma competência ou enfatizar pontos positivos de nossos negócios.
Com crise ou não, o dinheiro continua circulando, mas se cada vez que um cliente abre o jornal ou entra em sua loja, lembra que a crise poderá se agravar, a tendência é que ele pare de comprar e poupe para a possível crise. Ou talvez, vá comprar em outro lugar que não insista em lembrá-lo que sua situação econômica poderá piorar, que sua gasolina está muito cara e que ele deve se locomover menos.

Antes de nos apegarmos aos problemas que realmente existem, devemos colocá-los como desafios a serem vencidos e fazê-los motivadores de novas metas para nossas equipes. Então comece agora, invista seu tempo e seu pensamento na busca de soluções.

Compartilhar