Caminhando sempre em direção do conhecimento técnico, presidente da ACIC Cianorte planeja uma gestão baseada na tecnologia e na inovação, com a visão voltada ao futuro e ao bem comum.
Por: Lenir Guilhem
Defensor de uma visão estratégica administrativa de futuro, baseada na inovação e na tecnologia, empresário atuante no ramo de consultorias que visam soluções corporativas e no segmento contábil, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, Onesíforo Cândido, nasceu em 16 de maio de 1979, em Cianorte/PR. Fruto de uma família humilde, onde a mãe trabalhava lavando roupas e o pai era pedreiro, Cândido aprendeu desde muito cedo o valor do trabalho e do estudo.
Após perder o pai e ver sua mãe conduzir a família para sustenta-la, foi em busca de seu primeiro emprego, aos 7 anos de idade, coando terra para fazer moldes de puxadores para barco, em uma fundição. Esse trabalho talvez tenha sido a materialização de seu senso de responsabilidade prematura, consequência do falecimento de seu pai. Na sequência trabalhou como office-boy e como vendedor de doces. Aos 12 anos, conseguiu uma oportunidade em um escritório de contabilidade e de lá só saiu aos 20 anos, com seu futuro profissional delineado. “A trajetória da minha família foi muito difícil. Eu trabalhava meio período e estudava outro meio período. Eu pulei da minha infância para a fase adulta. O legado da minha mãe sempre foi “filho, trabalha e estuda que tudo vai dar certo”. Seguindo essa orientação de sua mãe e com “os pés no chão”, Onesíforo Cândido trabalhou sempre em prol de realizar sonhos possíveis. “Eu não tinha ambições como ser médico ou advogado, por exemplo, porque eu achava que era algo muito surreal. Na minha época nós não tínhamos a estrutura de oportunidades que se tem acesso hoje”, analisa.
Em 1999, casou-se com Débora Pereira Mota Cândido, com quem tem dois filhos: Pedro Henrique Cândido e Fernanda Cândido. No mesmo ano formou-se como Bacharel em Turismo com ênfase em Hotelaria, pelo CESUMAR – Centro Universitário de Maringá. “Eu sou muito família, nas diversas fases que eu tive na minha vida, nas boas e nas ruins, sempre foram colocadas pessoas que acreditaram em mim e nas minhas ideias. Mesmo em momentos em que eu estava desacreditado em mim mesmo, encontrei apoio na minha família”.
Prosseguindo com os estudos, em 2011, Cândido obteve sua Formação em Consultoria Empresarial Contábil, pelo SESCAP-PR com abrangência nas diretrizes de: Marketing, Recursos humanos e Finanças. Em 2012, concluiu outro curso superior tonando-se Bacharel em Ciências Contábeis, pela UNIPAR – Universidade Paranaense. “Eu acertei algumas coisas na vida e errei outras. Tentei empreender e fracassei algumas vezes e voltei a empreender com um certo receio. Hoje, vejo que a cada passo que eu dou é sempre em direção do conhecimento técnico”.
Empreendedorismo e Visão
Em 2009, com sua esposa, Cândido fundou a IDEIA Soluções Corporativas com uma visão ousada, diferente, prática e inovadora, aplicada ao atendimento de empresas e profissionais liberais. Depois de 12 anos de atuação no ramo da Contabilidade, na época com 29 anos, pouco a pouco iniciou o planejamento para ofertar um trabalho diferenciado e foi em busca do conhecimento necessário para isso, por meio de cursos e treinamentos nas áreas Contábil, Fiscal, Escritural, Tributária, entre outras.
De posse do conhecimento, deu o grande passo que resultou em serviços diferenciados que sua empresa fornece atualmente, adequado a era da tecnologia e das informações criptografadas, sistemas binários, ferramentas de trabalho com plataformas em nuvem, entre outros. Para conquistar o alto nível de inovação que desejava para sua empresa, investiu em recursos que hoje proporcionam aos seus clientes e parceiros desfrutarem das PGIs – Plataformas Gerenciais Inteligentes, Sistemas Interligados em nuvem e Site inteligente, onde todas as informações relacionam-se a uma base, possibilitando realizar os trabalhos com eficiência, dentro dos prazos e exigências do poder público. “Na empresa somos empreendedores da contabilidade, que é uma concepção diferente de dono de escritório. Temos um leque de soluções objetivando um atendimento completo para empresas de todos os portes, que incluem além da contabilidade, assessoria jurídica, por exemplo”, resume o empresário.
Inovação à frente da ACIC
Associado deste 2009, em 2022, à frente da chapa “ACIC para Todos”, Onesíforo Cândido foi eleito Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte, para a gestão do biênio 2022/2024, assumindo assim o compromisso de honra, segundo ele, de representar os associados ACIC perante os órgãos públicos e a sociedade. “Partimos da perspectiva de servir contribuindo voluntariamente, com o objetivo de deixar um legado para a instituição baseado no bem da coletividade”, afirma.
Para o novo presidente, a representatividade da ACIC é algo essencial, devendo ser mantida e fortalecida, porque a instituição é a voz de um setor da sociedade que tem a possibilidade de, perante o poder público, indicar o que precisa ser mudado. “Não adianta o cidadão sozinho querer bater à porta do poder público. Mas quando eu estou em nome de mil pessoas, de mil empresários, isso tem um peso diferente e nós podemos ser ouvidos”.
Acreditando no poder fundamental de representação da ACIC, assim como no poder de capacitação que a Associação pode gerar para o empresariado, o presidente planeja potencializar a oferta de cursos e treinamentos, assim como diversas iniciativas que possam contribuir com a empreendedorismo e a inovação. “Na realidade do mundo empresarial, a instituição que não é educadora e não leva conhecimento está fadada ao fracasso”, enfatiza, explicando que, quando foi convidado para concorrer à presidência da ACIC, ficou claro que sua diretoria gostaria de um choque de gestão. “Nós renovamos 100% o Conselho Administrativo, agora temos um desafio muito grande porque temos a chance de acertar muito, se tivermos a humildade de consultar os Conselheiros mais experientes”.
Novos Caminhos
A ACIC está em um momento de criar novas oportunidades e novas perspectivas, de acordo com sua nova diretoria, que assumiu a instituição enxergando de uma perspectiva de servir contribuindo voluntariamente, a fim de deixar um legado baseado no bem da coletividade. “Estamos aqui para escrever mais um capítulo da história da ACIC em dois anos, porque ela não termina junto com cada gestão que chega ao fim. Nós queremos uma ACIC que abrace a todos que têm veia empreendedora”, explica seu presidente.
Partindo de uma gestão baseada em indicadores e metas, com objetivos claros, a nova diretoria irá investir em inovação e tecnologias que possam atualizar a entidade em busca da qualidade voltada para o futuro. “As pessoas devem sair do campo operacional e passar a ser estratégicas, utilizando o poder do pensamento para gerar soluções com visão de longo alcance. As mudanças precisam ser agressivas, ou a gente começa a fazer hoje ou amanhã será tarde demais”
Com a expectativa de contar com lideranças que façam parte da nova gestão não somente com seus nomes, e sim como diretores que exerçam realmente o seu papel, o presidente da ACIC Cianorte, Onesíforo Cândido, pretende liderar sua equipe para promover o setor empresarial. “Eu não quero carregar o piano sozinho e se o resultado for extraordinário o resultado não é meu; o resultado é de todo o time. Nosso engajamento deve ser total, todos sempre podem entregar um pouco mais, tanto nós diretores quanto os colaboradores e é isso que vamos fazer juntos”, finaliza.