PARABÉNS ACIC 51 ANOS • ACIC Cianorte

PARABÉNS ACIC 51 ANOS

acic

acic

Instituição completa neste dia 12 de maio de 2014 seus 51 anos, e encerra oficialmente as comemorações do seu cinquentenário.

Com sua estima em alta e um quadro de associados 40% maior, graças ao trabalho de aproximação com a classe empresarial realizado na última gestão, instituição entra em seu ano 51 com novo presidente, conservando os ideais associativistas de crescer e fortalecer sua representatividade.

Ao entregar (08/05) as “chaves” da entidade para o presidente eleito da Acic Cianorte, Luiz Sérgio Castardo, o atual presidente, José Claudiney Rocco, passou para a nova gestão uma associação saudável, forte e representativa, que fez valer nestes 51 anos de existência, cada palavra de seus idealizadores.

 A ACIC Cianorte foi fundada em 12 de maio de 1963, devido a necessidade de representação da classe empresarial da cidade, que entrava em um período de expansão comercial. Na oportunidade, o então presidente da ACIC, Albino Turbay, disse que uma organização como a ACIC poderia ser, não com atos ditatoriais, mas sim com a união entre todos, um elo para o fortalecimento da classe empresarial do município. “Esta associação deverá ser irmanada com um só ideal entre os seus sócios: o ideal de progresso para o bem não só da mesma, como de Cianorte, do Paraná e do Brasil”.

Da data de sua fundação para os anos que se seguiram, principalmente na década de 70, a ACIC teve papel fundamental no desenvolvimento do município. Entre outros feitos, atuou no incentivo da urbanização da cidade, exigindo e oficiando insistentemente os órgãos competentes, para resolverem questões como o asfaltamento de ruas, avenidas e rodovias, melhoria de praças e galerias de águas pluviais. A avenida Paraíba por exemplo, foi asfaltada graças a insistência e intervenção da ACIC, que temia o deslocamento da fábrica de refrigerantes Gold Scrin, para outra localidade, motivada pelas más condições urbanas do local.

A Atuação da ACIC Trouxe Progresso para a Cidade

Na área da educação, a ACIC foi atuante durante o processo de solicitação da extensão da Universidade de Maringá para Cianorte, enviando por diversas vezes seus representantes para Curitiba em audiências com o secretário de educação da época, para intervir em favor de se providenciar o ensino superior para a cidade. Os pedidos não se restringiam somente a extensão da UEM, mas de qualquer outra instituição de ensino que viesse a beneficiar Cianorte no setor educacional.

Na área de saúde, a ACIC liderou os pedidos da comunidade de Cianorte e das cidades vizinhas, para trazer a agência do extinto INPS – Instituto Nacional de Previdência Social, visando melhor assistência médico-hospitalar para a população. Além disso, incentivou e patrocinou campanhas de vacinação contra a Poliomielite.

Na área social eram freqüentes as contribuições ao SOS e a aplicação de orientação para organizar os Engraxates, que na época eram crianças carentes que ajudavam no sustento de suas famílias, engraxando sapatos pelas ruas. Também realizou diversas campanhas do agasalho. Liderou campanhas para angariar fundos para a fundação de entidade de assistência ao menor desamparado. Incentivou a reestruturação da Guarda Mirim na cidade.

Na área de Segurança Pública, brigou pela instalação da Cadeia Pública e pelo aumento do número de contingente policial para a Cianorte.

Em assuntos mais pertencentes a sua área, atuou para estabelecer horário de funcionamento de abertura e fechamento do comércio. Conquistou o direito de instalação de um escritório da Junta Comercial do Paraná, quando foi escolhida entre sete cidades do estado para congregar quarenta e cinco municípios. Trouxe os primeiros cursos de formação que visavam a promoção de vendas e a orientação comercial. Atuou para combater o prejuízo causado a Cianorte pelo grande fluxo de mercadorias do município, que na época eram faturadas em outras localidades, incentivando a instalação de postos fiscais nas saídas da cidade e de seus distritos, para evitar tais fluxos de mercadorias e aumentando assim a arrecadação municipal. Lutou pela regulamentação do horário de trabalho em época de festas, indo de encontro ao código de postura do município que acabou revendo seu posicionamento e permitindo o horário especial.  Nos serviços, o mais importante foi a implantação do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, em julho de 1973, sob a supervisão do senhor Oswaldo Tonelli, destinado a facilitar concessão de crédito ao público em geral, mantido mediante contribuição, assegurando aos usuários a máxima garantia em suas transações crediaristas.

O futuro

Em fase de planejamento da nova Gestão 2014/2016, sob presidência de Luiz Sérgio Castardo, a Associação Comercial e Empresarial de Cianorte recebe os parabéns de toda sua diretoria e renova a certeza de sua importância, enaltecida em sua fundação, como verdadeira representante dos interesses da classe empresarial de Cianorte.

Compartilhar