Por: Luiz Sérgio Castardo
Mahatma Ghandi, um dos maiores pacifistas que este mundo já viu, demonstrou com atos, que é possível ganhar uma guerra com uma proposta de paz! O mundo dos negócios vive eternos conflitos como a concorrência, os preços, as tributações, mas em dados momentos, todos convergem para uma unidade. Isso quase sempre ocorre quando nos enquadram em uma classe: somos empresários!
Pertencendo a um grupo, existem ensinamentos que cabem a todos nós, e que devemos compartilhar. O primeiro destes ensinamentos é ter perspicácia para compreender o que acontece ao nosso redor. Um empresário perspicaz é bom observador e analisa as situações de maneira inteligente, capaz de solucionar problemas de forma dinâmica e pacífica.
Neste momento político e econômico do nosso país, Cianorte tem se destacado nos veículos de imprensa como uma cidade na qual a diversidade econômica nos protege, com isso, é cada vez mais urgente implementarmos o autodesafio e não nos conformarmos com o fracasso, mas fazer dele um degrau para o sucesso.
O que nos destaca em nossa região é essa força da classe empresarial de arriscar, mesmo com medo, assumindo as consequências de riscos previamente calculados, para ir além e atender as expectativas de nossas equipes; entendendo que quanto maior nossa empresa se torna, menor deve ser a dependência dela de nossas ordens diretas. Em empresas grandes, seu fundador deve ser uma peça perfeitamente encaixada na equipe, sem a qual ele não chega a lugar algum. Um empresário perspicaz não quer ser eterno na administração de seus negócios, ele prepara pessoas para assumir sua empresa, sabendo que o momento de desacelerar chega para todos.
Sabemos que nosso cliente é nosso patrão, mas ao fim de tudo, somos nós que decidimos quando parar para nos dedicar ao lazer, porque nós merecemos ser gratificados pelo nosso trabalho.
Luiz Sérgio Castardo, empresário do ramo calçadista, contador, presidente da ACIC Cianorte.