Seguindo o exemplo de muitas cidades pelo país, o comércio de Cianorte, que tradicionalmente não abre na terça-feira de carnaval, este ano, abrirá normalmente no dia 16 de fevereiro. A decisão aconteceu durante uma reunião entre o prefeito Marco Franzato, e representantes sindicais da categoria e da Associação Comercial e Industrial de Cianorte (ACIC). O encontro aconteceu, na manhã dessa segunda-feira (08), no Paço Municipal.
A orientação segue os decretos dos governos do Município e do Estado, que abandonaram o ponto facultativo neste ano. “Após o pedido do prefeito Marco Franzato, entramos em negociação com a categoria, sendo então definida a abertura das lojas, seguindo o que os grandes centros já definiram. Os lojistas precisam desse dia de trabalho, considerando o ano difícil que foi 2020”, afirmou o presidente da ACIC, Nivaldo Rodrigues de Souza.
A secretária municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, Larissa Meneguello Biggi Polli, afirmou que a medida é para auxiliar os empresários nesta retomada econômica, conseguindo assim negociar a permissão para que as empresas do comércio da cidade funcionem normalmente nesta data. “Esperamos que a medida contribua para o aumento das vendas e dê a todos o fôlego necessário para o setor voltar a crescer”, concluiu a secretária.
“Está todo mundo na mesma onda de abrir, trabalho normal. Com a situação vivida em todo o país, o carnaval está cancelado. Mas com a decisão, os trabalhadores não serão prejudicados, e em comum acordo, os representantes da categoria decidiram que, em até 30 dias, cada empresa dará um dia de folga a seus colaboradores. O Brasil inteiro, de uma maneira geral, vai trabalhar e, por consequência, não há motivo para fechar. O ano passado foi bastante sacrificado e o comércio precisa muito desse dia”, explicou o prefeito Marco Franzato.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara, vereador Wilson Pedrão; os representantes da ACIC, Rene Martins Terra, Hércio Correia de Oliveira e Silvana Aparecida de Souza; o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Cianorte (SINDECC), Antonio Pronto, acompanhado pelo advogado, Dr. Rodrigo Dega; e o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Cianorte (Sincovarte), Sérgio Antônio Urbano.
Fonte: Prefeitura de Cianorte