Programa Negócios Digitais, uma iniciativa que conta com o apoio da
prefeitura, da Acic e do Conjove, foi lançado em Cianorte com o objetivo de inserir pequenas empresas no mundo digital.
Com o objetivo de tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas, orientando-as a aproveitar o potencial de negócios gerados pelo comércio eletrônico, o Sebrae/PR lançou em Cianorte (20/02), o Programa Negócios Digitais. Na ocasião também realizado o workshop “Um mundo de Oportunidades para os Negócios”, quando os empresários puderam conhecer mais sobre casos de sucesso do mundo digital.
Adriano Pereira, consultor do Sebrae/PR em Umuarama, explica que o Programa pretende mostrar, de maneira simples e direta, como as empresas podem se inserir em um mercado com milhões de consumidores. “A proposta é inovadora e será possível elaborar estratégias de relacionamento com clientes, divulgação, promoção, vendas de produtos e serviços pela internet. Tudo isso direcionado para as micro e pequenas empresas”, explica.
Durante o lançamento do Programa, em Cianorte, aconteceu ainda o workshop “Um mundo de Oportunidades para os Negócios”, com Felipe Orsoli, especialista em marketing e estratégias digitais para pequenas empresas, quando os presentes conheceram casos de sucessos de micro e pequenas empresas que tiveram excelentes resultados com a internet, além das inúmeras possibilidades ofertadas por este meio.
Para o presidente da Acic, José Claudiney Rocco, introduzir a empresa na web pode não ser um processo fácil para aqueles que não possuem conhecimento na área. “Acredito que os empreendedores que participarem do Projeto, poderão atualizar-se e avançar sua empresa diante dos concorrentes. Os empresários devem estar atentos e conhecer essas possibilidades. As mudanças no mercado acontecem sempre e as inovações estão presentes. É preciso se reinventar”, aconselha Rocco.
Para o presidente do CONJOVE Cianorte, Marcelo Zuin, é importante que a classe empresarial compreenda as vantagens de se inserir no mundo digital. “No relacionamento cliente/empresa a internet tem se mostrado uma ferramenta prática e rápida, sem contar que nos possibilita estarmos presentes 24 horas por dia”, resumiu Zuin.
O Programa
O Programa Negócios Digitais acontecerá durante três meses, e será composto de 36 horas de capacitação onde os empresários entenderão como funciona um website, um e-commerce e as mídias sociais direcionadas para as micro e pequenas empresas. Além disso, serão apresentadas as ferramentas de divulgação do Google, e-mail marketing e soluções online para esses negócios.
Também estão previstas 10 horas de consultorias por empresa, prestadas pelo Sebrae/PR aos empresários, afim de colocar em prática nas empresas participantes, as ferramentas e estratégias do mundo digital, para que a empresa possa gerar resultados. Os empreendedores poderão ainda se beneficiar do Sebraetec, programa que subsidia projetos com foco em inovação.
Com informações da Savannah Ações em Comunicação – Camila Cabau.